terça-feira, julho 12, 2005

Sobre o liberalismo

Cada vez que eu converso com uma pessoa razoavelmente esclarecida que se diz anti-liberalismo eu me convenço que ele é um liberal de carteirinha...
Todo mundo deveria saber algumas verdades óbvias sobre o liberalismo:

- O Partido Liberal, no Brasil, não é liberal... ele tem esse nome sim, mas isso não faz dele liberal... assim como o Partido dos Trabalhadores não é necessáriamente dos trabalhadores, por exemplo.
- O Partido da Frente Liberal também não é um exemplo de Partido que defenda o ideário liberal... na verdade o PFL é um bom exemplo de clientelismo e coronelismo conservador no Brasil. Um partido com homens como ACM Neto e Bornhausen não pode ser sério.
- O Plano Real não é um plano Neoliberal por duas razões: porque não atacou o verdadeiro problema do Brasil, o déficit público e porque não existe essa coisa chamada Neoliberalismo, o que existe é Liberalismo.
- Ser Liberal não é ser contra os pobres, é na verdade ser contra a maioria dos homens extremamente ricos (por exemplo Fidel Castro, Lula, Delúbio, Valério, Bin Laden...)
- Ser Liberal não quer dizer que você é um cara bem liberal e fica tranquilo quando mexem com a sua mulher na rua e quando a sua filha põe piercing no nariz.
- Liberal americano é totalmente diferente de liberal no resto do mundo.
- FHC não é neoliberal.
- Lula não é neoliberal.
- Liberal não gosta de juros altos, gosta de juros de mercado.
- Liberal não gosta de dólar baixo, gosta de dólar de mercado.