quarta-feira, maio 04, 2005

O câmbio e os exportadores - mania de intevenção estatal

Bom, vamos ver se eu entendi...

Até hoje eu não tinha dado trela para as reclamações dos exportadores com relação ao câmbio valorizado.
Eu acho que o câmbio está onde está por causa da entrada de dólares no Brasil tanto por causa das exportações (que, diga-se de passagem, não diminuíram) quanto por causa da entrada de capital especulativo devido à taxa de juros (bem) acima da média dos emergentes.

Hoje eu vi o Gianneti falando que a estratégia do BC de utilizar o câmbio como âncora para inflação é “artificialismo espúrio” aí realmente eu abaixo a orelha e tenho que parar para pensar direito tem que respeitar. Afinal o Gianneti é o Gianneti (e vice-versa), o cara manda bem.

Vamos aos fatos.
Como já disse acima, acredito que o dólar está onde está por um evento de mercado. Por um lado proporcionado pelas exportação (veja que ironia) que ele estará prejudicando em breve e por outro pelos juros praticado no Brasil.
Os exportadores e alguns outros academicamente respeitáveis estão ralhando com o governo porque ele está mantendo o câmbio artificial não intervindo nele (via swap reverso e compra direta de dólares)...

Ai ai ai, aí eu não entendi.

Quer dizer que o governo não intervindo diretamente na taxa de câmbio artificializa esta taxa?

Eu pensava que uma taxa de mercado é uma taxa natural, ainda que ela não seja uma taxa boa para os exportadores.
Para o câmbio voltar a um nível de 2,80 dois fatores podem ser responsáveis por este evento: o governo pode começar a baixar a taxa de juros e assim diminuir o influxo de capital especulativo e as exportações podem diminuir e assim diminuir a entrada de dólares no país.
Qualquer outra solução é mania de empresário brasileiro de intervencionismo estatal

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

I have been following a site now for almost 2 years and I have found it to be both reliable and profitable. They post daily and their stock trades have been beating
the indexes easily.

Take a look at Wallstreetwinnersonline.com

RickJ

18 de abril de 2006 às 21:35  

Postar um comentário

<< Home