quarta-feira, janeiro 26, 2005

é pra rir ou pra chorar?

14:26 PRESIDENTE DA INTERNACIONAL SOCIALISTA ELOGIA AÇÕES DE LULA

Porto Alegre, 26 - O presidente da Internacional Socialista, Antônio Guterres, elogiou hoje o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O dirigente participou de reunião do comitê de autoridades locais da Internacional Socialista e ressaltou as ações de Lula para promover a integração sul-americana e a reforma de organismos internacionais, além da campanha contra a fome. Para Guterres, estas medidas ajudam a "humanizar a globalização".

Questionado sobre as críticas feitas por organizações sociais ao governo Lula, Guterres avaliou que a capacidade de ação dos administradores é limitada e não é possível satisfazer a todos os eleitores. "Este papel para humanizar a globalização é da maior importância", ressaltou Guterres, após à reunião, paralela ao Fórum Social Mundial (FSM). Lula estará amanhã no FSM, onde participa de uma conferência que marcará o lançamento da "Chamada global para a ação contra a pobreza".

Entre os administradores ligados à Internacional Socialista, o coordenador do comitê de autoridades locais da entidade, Elio di Rupo, prefeito de Mons, na Bélgica, enfatizou uma preocupação com a proposta que será debatida pela Organização Mundial do Comércio em dezembro, de submeter todos serviços públicos a regras de competição. Segundo ele, a medida atingiria todas as áreas, inclusive a educação primária, retirando o poder de ação dos governantes locais. O comitê de autoridades pretende, segundo ele, chamar a atenção para esta proposta e organizar uma reação a ela.

Para o presidente da Internacional Socialista, "a globalização desumana que vivemos tem as mais trágicas conseqüências ao nível local". Mesmo assim, ele disse que é na esfera local que encontra "mais esperanças para domar esta fera que é a globalização". (Sandra Hahn)
Reportagem: Agência Estado